 |
 |
 |
 |
 |
 |
BF Goodrich: desenvolver X comprar
A BF Goodrich Performance Materials selecionou o GPS como sua solução de Business Intelligence. Foi um projeto liderado pelos usuários, que enviaram uma solicitação de proposta ao mercado(RFP) e avaliaram as respostas recebidas dos fornecedores, sendo 3 em detalhes. Os diversos produtos rapidamente foram classificados em duas categorias: desenvolver versus comprar pronto. "Muitas opções eram de fornecedores de ferramentas que nos disseram como seria fácil para o pessoal de IT desenvolver o que os usuários queriam", disse Carol Moore, CIO da BF Goodrich. "A opção desenvolver significa um projeto longo usando alguns profissionais de IT de alto nível do departamento. Significa um projeto de desenvolvimento completo desde definição dos requerimentos, passando por design, programação, testes, piloto, treinamento de usuários e implementação final."
A proposta do GPS foi bastante distinta", continua Moore. "O GPS nos deu a opção de comprar pronto. Essa opção significou um custo mais baixo e implementação mais rápida, o que realmente é uma vantagem. Na verdade o GPS é muito simples. Ele necessita de um mínimo de recursos de IT (uma pessoa fez o principal) e foi recebido muito positivamente. O GPS foi uma grande vitória tanto para IT como para os usuários!"
A BF Goodrich tinha necessidades especificas; por exemplo, a empresa mede e quantifica os produtos vendidos tanto em peso como em "dry pounds" corrigindo a mistura contida em cada embarque específico a fim de obter uma visão única do volume de produtos embarcados. De acordo com Don Hassel, líder do projeto GPS na implantação, "trabalhando com os consultores de GPS nós pudemos facilmente fazer as mudanças necessárias para atender nossas necessidades específicas".
O negócio da BF Goodrich
A BF Goodrich Performance Materials é fabricante e fornecedor de aditivos e plásticos especiais para uma larga faixa de aplicações, como indústria textil, produtos de toilete, alimentos e bebidas, farmacêuticas, artes gráficas, tubulações plásticas industriais e automotivas. Como muitas corporações, a BF Goodrich adotou mais de um pacote ERP; sendo que o PRISM da Wonderware está totalmente instalado nos EUA e o JD Edwards está instalado na Europa.
Porque "Business Intelligence" na BF Goodrich?
A BFG é uma empresa global que atende muitos clientes também globais. Com o sistema antigo, a BFG tinha uma visão fragmentada das necessidades de seus clientes globais. A divisão européia sabia o que estava ocorrendo na Europa e a americana entendia o que se passava nos EUA, mas era difícil misturar os dois sistemas. Fornecer a desejada visão única e global, mantendo os dois sistemas ERP, instalados e funcionando com sucesso, foi um dos requerimentos chave desse projeto de "Business Inteligence". Tanto na Europa como nos EUA, os sistemas ERP estão produzindo bons resultados e uma "montanha" de informações para o gerenciamento do negócio, e a BFG não está sozinha enfrentando esse desafio da informação: "Nós já chegamos ao ponto onde o real retorno de um sistema ERP instalado vem da habilidade de transformar os dados brutos em informação útil" disse Jim Shepard do Instituto de pesquisa AMR. Transformar os dados brutos dos sistemas ERP da BFG em informações úteis, foi outro requerimento essencial do projeto "Business Intelligence".
No passado o grupo de Tecnologia da Informação da BFG, desenvolveu muitos relatórios para ajudar os usuários a obterem o que necessitavam para realizarem seu trabalho dentro de um verdadeiro labirinto de informações. Também foi tentado um pesado sistema de análise de vendas que deixou tanto os usuários como IT frustrados. Agora entretanto com a ajuda do GPS, o time de IT mudou esse quadro: - eles capacitaram os usuários a criarem o que eles mesmos precisam e também a mudarem suas buscas e pesquisas continuamente para atender novas necessidades que surgem.
A Solução GPS da Vanguard
Qual a opinião das pessoas que o usam o GPS, diariamente?
Fácil de obter os dados que eu quero.
Vejo a informação no formato que eu quero: por cliente, por produto, por período, por peso, ... etc.
Consigo buscar detalhes, sumários em níveis mais baixos e até voltar ao sistema ERP para ver uma transação específica.
O pessoal da BFG fala por si só: Gerente Geral Julian Steinberg’s: "Eu o uso todos os dias" e isso testemunha que o GPS é de fato uma ferramenta de informação essencial para um executivo. O Analista de Negócios Joey Glassco afirma: "O GPS se transformou na bíblia para descontos" e isso demonstra que o GPS manipula necessidades específicas do mundo real e de uma maneira que as pessoas podem confiar. A CIO Carol Moore declara "No fundo, a verdade é que nenhuma outra opção nos forneceria uma solução tão bem recebida e foi um prazer trabalhar com a Vanguard, uma empresa totalmente orientada ao cliente". O consultor de indústria da "Process ERP Partners" Olin Thompson: "O GPS é uma ferramenta que realmente libera o retorno sobre o investimento de um ERP."
A Visão do Usuário
Quem usa o GPS na BF Goodrich? O GPS navega a organização em toda sua extensão e profundidade. Julian Steinberg, Vice Presidente e Gerente Geral da Divisão TempRite de Termoplásticos e Engenharia, afirma "Eu o uso todos os dias. O GPS substituiu o meu relatório matinal, mas ele me permite adicionalmente, descer a detalhes e entender os porquês do meu negocio." Ele acrescenta que suas necessidades e a de seu staff, estão continuamente mudando. "Quando eu necessito uma vista diferente da situação, eu posso tê-la em minutos, sem a intervenção do pessoal de IT, e ainda posso salva-la se achar que posso precisar dela novamente no futuro."
A força de vendas é uma das áreas chave da BFG. O representante de vendas é um usuário remoto que recebe um pacote condensado de suas informações via distribuição de e-mail GPS. Muitos representantes obtém uma vista diária dos seus clientes, estando assim a par das atividades dia a dia entre seus clientes e a BFG.
Joey Glassco é um analista de negócios e outro usuário diário do GPS. "Como analista de negócios eu tenho que garantir que as pessoas tenham os números que precisam para tomar decisões de negócio. Com o GPS eu não gero os números; eu trabalho com as pessoas para definir as vistas GPS que irão dar a elas exatamente o que precisam. Desta maneira podem obter elas próprias as informações necessárias com um simples clicar de mouse."
O GPS esta disponível a todos os clientes de AS/400, Oracle e MS SQL Server no Brasil, através da Primesoft que vende, implementa e dá suporte ao produto no país; é fácil e rapidamente implementado de forma integrada aos principais ERP's disponíveis em AS/400, e já tem desenvolvido o mapeamento das principais áreas de negócios de sistemas ERP como JD Edwards, Great Plains, PRISM e MAPICS.
|
 |
|
|